segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como Funcionam os Helicópiteros Black Hawk

Quando os dois motores do Black Hawk roncam para uma nova missão, as poderosas pás cortam o ar criando uma nuvem de poeira e detritos. Em minutos, o piloto tem o helicóptero subindo milhares de metros e voando a 240km/h sobre os campos de um país estrangeiro. A missão de hoje é passar sobre território inimigo e desembarcar uma equipe de onze pessoas em um ponto estratégico sobre o campo de batalha.

O helicóptero Black Hawk UH-60L tem sido um esteio das forças armadas americanas desde que entrou em serviço, em 1978. Sua configuração flexível, resistência a ataques e sua manobrabilidade fazem dele o helicóptero utilitário médio escolhido pelas forças militares ao redor do mundo. O UH-60L e suas variantes têm acumulado mais de 5 milhões de horas de vôo, incluindo evacuação de feridos, transportes de tropas e missões de busca e salvamento.
 Um Sea Hawk HH-60H voa em missão de treinamento sobre o Golfo Pérsico durante a operação Southern Watch em 2000

Neste artigo, você aprenderá sobre o helicóptero Black Hawk. Vamos focalizar o Black Hawk UH-60L, descrevendo sua capacidade de vôo, sua utilização em operações de combate, seu desenvolvimento e suas expectativas futuras. 

Potência e vôo

Um Black Hawk decola como qualquer outro helicóptero. Ele levanta vôo quando os motores giram as pás curvadas com velocidade suficiente para gerar sustentação. A sustentação é produzida quando as pás giram formando um ângulo no ar. A rotação das pás faz o ar abaixo delas se mover mais rápido que o ar que está acima, criando pressão. Uma vez que essa pressão abaixo das pás é mais pesada do que o ar acima delas, o helicóptero se eleva do solo.

Dois Motores turboeixo General Electric T700-GE-701C, giram o eixo de potência, que vai até o topo do helicóptero, onde se conecta à cabeça do rotor, que compreende o cubo e quatro pás do rotor. Cada pá consiste de uma longarina de titânio, que é uma viga de metal que vai da base da pá até sua ponta e uma colméia de Nomex.

  A carenagem e o bordo de fuga da pá são feitos de materiais compostos. O bordo de ataque da pá, mais forte, é feito de titânio e níquel e é balanceado com uma fita antierosão, que protege a pá contra o uso já que ela roça os topos das árvores e voa no ar abrasivo do deserto.

Quando o eixo de potência gira a cabeça do rotor as pás começam a girar. Como as pás cortam o ar, elas criam o disco do rotor, que é o círculo formado quando elas giram. O diâmetro do disco do rotor do Black Hawk é de cerca de 16 m. Helicópteros maiores ou aqueles que carregam cargas pesadas, como o Black Hawk, necessitam de um grande disco do rotor. A rotação do disco do Black Hawk produz força suficiente para elevá-lo com tripulação e soldados, tanto quanto uma carga externa de 4 mil kg.
 Manobrabilidade 

Além de controlar a rotação do disco, o piloto pode ainda aumentar a sustentação ajustando o conjunto do swash plate. Esse mecanismo é uma combinação de dois pratos - um estacionário e outro giratório - que são acoplados ao rotor principal. Esses pratos controlam o passo de cada pá ou ângulo de ataque. Uma mudança no passo de cada pá cria uma sustentação desigual, permitindo ao helicóptero inclinar e voar em determinada direção. 

Torque criado pela rotação das pás é manifestado na fuselagem do helicóptero, que tende a girar no sentido contrário a menos que seja neutralizado. Um rotor de cauda, acoplado ao cone de cauda, é como a maioria dos helicópteros compensa o torque gerado pelo rotor principal. O rotor de cauda de um Black Hawk tem um diâmetro de 3,35 m que gira para criar força lateral e estabilizar o helicóptero. Ajustando o passo do rotor de cauda, o piloto pode virar o helicóptero para a esquerda ou direita.

Um soldado faz uma inspeção de manutenção no rotor de cauda de um Black Hawk UH-60

Sua potência e manobrabilidade permitem ao Black Hawk deslocar soldados rapidamente a pontos estratégicos na área de combate e tão rapidamente trazer esses soldados de volta à segurança. Na próxima seção, você aprenderá mais sobre como o Black Hawk é utilizado para transportar soldados, artilharia e outros equipamentos e mais sobre os itens de segurança internos que ajudam o helicóptero a sobreviver se ficar sob ataque.
Especificações do Black Hawk UH-60L
  • comprimento (com rotores girando): 19,76m (64 pés, 10 polegadas)
  • comprimento da fuselagem: 15,26m (50 pés, 0,75 polegadas)
  • largura da fuselagem: 2,36m (7 pés, 9 polegadas)
  • altura: 5,13m (16 pés, 10 polegadas)
  • diâmetro do rotor principal: 16,36m (53 pés, 8 polegadas)
  • diâmetro do rotor de cauda: 3,35m (11 pés)
  • dimensões da cabine:
    • comprimento: 3,84m (12 pés, 7 polegadas)
    • largura: 1,88m (6 pés, 2 polegadas)
    • altura: 1,37m (4 pés, 6 polegadas)
  • peso (vazio): 5.263kg (11.605 libras)
  • peso bruto para missão: 7.950kg (17.527 libras)
  • velocidade máxima de cruzeiro: 287km/h (155 nós, 178 milhas/h)
  • velocidade não excedível: 361km/h (195 nós, 225 milhas/h)
  • razão de subida vertical (ao nível do mar): 915m (3.000 pés)/minuto
  • teto de serviço: 5.837m (19.150 pés)
  • alcance: 600km (373 milhas)
  • custo unitário: R$13,6 milhões 

Fornecendo apoio ao combate 

Apoio militar ou apoio ao combate requer o deslocamento de muitos soldados e toneladas de equipamentos a locais onde aviões ou veículos terrestres geralmente não podem chegar. O Black Hawk foi projetado com esses tipos de missões logísticas. Combinando potência e uma configuração adaptável, o Black Hawk pode transportar rapidamente milhares de quilos de equipamentos, armas e aproximadamente uma dúzia de homens a locais remotos. 


Pára-quedistas do exército norte-americano embarcam em um helicóptero Black Hawk UH-60

São necessários três tripulantes para operar o Black Hawk UH-60L, incluindo dois pilotos e um chefe de tripulação. Além da tripulação o Black Hawk pode transportar 11 soldados totalmente equipados. Múltiplos pontos de amarração no piso da cabine permitem uma reconfiguração do interior e das disposições dos assentos para atender a missões variadas.
 Um helicóptero Black Hawk UH-60 paira sobre a Base Aérea Pince Sultan, Arábia Saudita, durante uma missão de treinamento.



                                                      Externamente, o Black Hawk utiliza seu sistema externo de suporte de cargas (ESSS) para transportar carga adicional. O ESSS consiste de pequenas asas removíveis que se prendem em cada lado da fuselagem acima da cabine. Cada asa tem dois suportes, que podem levar um total de aproximadamente 4 mil kg de carga externa, incluindo tanques de combustível, casulos de contra medidas eletrônicas (ECM - electronic countermeasure), 16 mísseis antiblindagem Hellfire (16 mísseis adicionais podem ser carregados internamente para recarga), armas e colocadores de minas. Um gancho de carga localizado sob a fuselagem possibilita ao helicóptero um outro método para transporte de cargas pesadas, tais como veículos pequenos, artilharia e uma grande quantidade de suprimentos.

Dentro da cabine, os pilotos podem utilizar um sistema de controle automático de vôo que incluem piloto automático e dispositivos de auto-estabilização. O equipamento de navegação inclui:
  • um radar de busca Doppler AN/ASN-128 (um radar altímetro que coleta sinais de elevação usados para determinar acidentes topográficos)
  • um indicador automático de direção (ADF)
  • um indicador de marcador VOR 


   Um soldado direciona um UH-60L do exército dos Estados Unidos para o convés de vôo do porta-aviões U.S.S. Constellation

Embora não tenha sido projetado para ser um veículo de ataque como o Apache, o Black Hawk deve levar equipamento para a tripulação e passageiros a se protegerem em vôo e no solo. Na próxima seção, veremos algumas proteções já instaladas e artilharia que fornecem defesa para o Black Hawk.
 Desempenho em batalha: defesa 

Cruzando o campo de batalha, o Black Hawk é um alvo convidativo para disparos do inimigo e do fogo antiaéreo. Devido à natureza do seu papel em combate, o Black Hawk deve ser capaz de resistir a esses tipos de ataques de armas leves e médias. 


 Um soldado se prepara para disparar uma metralhadora de 7,62mm a bordo de helicóptero Black Hawk HH-60 durante um exercício de treinamento 


A estrutura do helicóptero é de metal; outros componentes, incluindo pisos, portas e carenagens são de composite (material composto). Uma carenagem é usada entre juntas do helicóptero para tornar esses pontos aerodinâmicos para manobrabilidade e velocidade.

Para reduzir danos durante ataques, o helicóptero tem uma proteção incorporada contra armas leves e a maioria dos projéteis de alto explosivo e calibre médio, de acordo com a Sikorsky. Se for atingido, ele também tem um sistema de combustível auto-selante resistente à queda e controles de vôo reforçados contra tiros. Além disso, assentos blindados e painéis laterais de blindagem basculantes protegem os pilotos.

No caso de emergência ou pousos forçados, o trem de pouso e os assentos que absorvem energia ajudam a proteger a tripulação e os passageiros. O Black Hawk pode suportar um impacto vertical à razão de 11,6 m/s. A aleta conectada ao final da cauda pode girar para cima e para baixo para auxiliar no controle do helicóptero se o rotor de calda falhar ou soltar.

As células de combustível têm proteção adicional, que resistem a uma queda de aproximadamente 20 m. Pilotos podem escapar rapidamente após uma queda alijando as portas da cabine e saindo através das janelas de emergência.
Desempenho em batalha: retaliação 

Ele não só deve resistir a tiros e foguetes, como também estar equipado para que sua tripulação possa retaliar com munição. 

Dois atiradores podem se posicionar para atirar com as duas metralhadoras de 7,62mm montadas nas janelas da cabine para responder ao fogo e dar proteção aos soldados que estão entrando e saindo do helicóptero durante a batalha. Se estiver equipado com mísseis Hellfire também pode utilizá-los.

Alguns tipos de Black Hawks, tais como os utilizados para evacuação de feridos, não vêm equipados com mísseis. Os helicópteros de evacuação carregam casulos contendo suprimentos médicos. O ESSS pode também ser equipado com um casulo com uma arma de 20mm ou um canhão giratório de 30mm.
Um Black Hawk UH-60 dispara um míssil tático AGM-114A Hellfire ar-superfície em teste

O Black Hawk é um produto da Guerra do Vietnã, pois foi desenvolvido para corrigir as fraquezas dos helicópteros daquela época.

Acidentes recentes com o Black Hawk
Data
Localização
Mortos/feridos
Detalhes
1/2003
Base Aérea Bagram, Afeganistão
4 americanos mortos
MH-60: a causa não ficou clara, embora algumas testemunhas dizem ter visto um foguete atingir o helicóptero
2/2003
Kuwait (50km a noroeste da cidade de Kuwait)
4 americanos mortos
UH-60
3/2003
Forte Drum, NY
11 soldados mortos/2 feridos
UH-60: dois Black Hawks fizeram pousos forçados
4/2003
Karbala, Iraque
7 americanos mortos/4 feridos
UH-60
5/2003
próximo a Samara, Iraque
3 americanos mortos/1 ferido
UH-60: choque leva a um acidente
9/2003
Bagdá, Iraque
1 americano morto/1 ferido
UH-60
10/2003
Tikrit, Iraque
5 americanos mortos
UH-60: o helicóptero aparentemente foi atingido por uma granada propulsada por foguete
11/2003
Mosul, Iraque
17 americanos mortos/5 feridos
2 UH-60s colidem após estarem sob fogo
11/2003
Tikrit, Iraque
6 americanos mortos
UH-60
1/2004
sudeste de Fallujah, Iraque
9 americanos mortos
UH-60
2/2004
Queensland, Austrália
6 soldados australianos feridos
S-70A: pouso forçado

História e desenvolvimento

Os helicópteros entraram pela primeira vez em combate durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, sua utilização tem se transformado desde uma simples busca de salvamento e evacuação a uma de arma de ataque.  Taticamente, o helicóptero evoluiu durante a guerra do Vietnã com o advento do helicóptero Bell UH-1 "Huey" Iroquois, de acordo com Stephen F. Tomajczyk, autor de "Black Hawk". 


 Um helicóptero UH-1N Iroquois dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos inspeciona um complexo militar iraquiano a oeste de Diwaniyah, Iraque, durante a operação para Libertação do Iraque


Tomajczyk credita ao Tenente Coronel Hal Moore pelo desenvolvimento da tática de batalha ao enviar tropas ao campo de batalha utilizando o Huey, e então transportando rapidamente os soldados de volta à segurança quando termina o combate. Moore e seu papel na primeira batalha importante da guerra do Vietnã em Ia Drang foi a base do livro e filme "Fomos Heróis".
 Baseado no sucesso do combate de helicóptero durante a guerra do Vietnã, o exército dos Estados Unidos procurou um helicóptero mais avançado para uso em combate. Enquanto o Huey mostrou que era capaz de movimentar tropas para a batalha, o exército procurou um projeto que fosse adaptável para diferentes configurações, que tivesse mais potência e que fosse mais silencioso e mais manobrável que o Huey. O exército criou o programa de Sistema de Transporte Utilitário Tático por Aeronaves (UTTAS) para desenvolver esse novo helicóptero de transporte.

Em 1972, tanto a Boeing como a Sikorsky  foram contratadas para desenvolver protótipos para essa nova espécie de helicóptero de combate. Quatro anos mais tarde, a Sikorsky finalmente ganhou a competição para construir o novo helicóptero do exército UH-60A. É tradição dar o nome aos helicópteros do exército em homenagem a uma tribo nativa americana. Seguindo essa tradição, o UH-60A foi chamado de Black Hawk.

O Black Hawk entrou em serviço em 1978 e entrou pela primeira vez em combate em 1983, quando as forças dos Estados Unidos invadiram Granada. Desde que entrou em serviço, o Black Hawk acumulou mais de 5 milhões de horas de vôo. Transportou tropas no Panamá, Sudoeste da Ásia, Somália, Haiti, Bósnia, Afeganistão e Iraque.
Vista traseira de um Black Hawk UH-60 ambulância em uso durante um exercício de treinamento no Egito em 1983. Ao fundo vêem-se as Grandes Pirâmides e a cidade do Cairo.

Um novo conjunto motriz foi acrescentado ao Black Hawk em 1989 e a designação do helicóptero mudou de UH-60A para UH-60L. São planejadas futuras melhorias focadas em aviônicos avançados, na capacidade de sobrevivência intensificada e na confiabilidade aumentada. Essas melhorias vão assegurar que o Black Hawk permaneça no arsenal dos Estados Unidos pelo menos até 2025. Um Black Hawk melhorado, o UH-60M, deverá entrar em produção em 2007.

Hoje, o Black Hawk está adaptado para servir a várias finalidades.

 Variantes

Você pode pensar no UH-60L como a versão básica deste modelo de helicóptero. É muito parecido com um carro no que se refere a melhoria e reequipamento com diferentes componentes, dependendo para quais finalidades você quer usá-los. Cada segmento das Forças Armadas dos Estados Unidos e muitas forças militares estrangeiras utilizam o Black Hawk ou um de seus muitos derivados. 

  Um helicóptero Black Hawk HH-60 da Força Aérea Americana do 33º Esquadrão de Resgate (RQS) decola para uma missão de busca e salvamento na Base Aérea de Korat, Tailândia, durante um exercício de treinamento


Aqui estão diferentes variantes de helicópteros que derivaram do UH-60L.

Variante
Operadores
Ocean Hawk SH-60F
Marinha dos Estados Unidos
VH-60 Transporte Executivo
Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
International Hawk S-70A
Argentina, Austrália, Brasil, Brunei, Chile, Hong Kong, Japão, Jordânia, Malásia, México, Marrocos, Filipinas, Turquia
S-70A FireHawk
Diversos
EH-60L Advanced Quick Fix
Exército dos Estados Unidos
SH-60B Seahawk
Marinha dos Estados Unidos
"Velcro Hawk" MH-60L
Exército dos Estados Unidos
MH-60K
Exército dos Estados Unidos
Pave Hawk HH/MH-60G
Força Aérea dos Estados Unidos, Reserva da Força Aérea, Guarda Aérea Nacional
Medevac UH-60Q
Exército dos Estados Unidos
UH-60L
Exército dos Estados Unidos, Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos, Reserva do Exército, Alfândega dos Estados Unidos, Corpo do Serviço Médico
HH-60H "Warhawk"
Marinha dos Estados Unidos (SEALs)
Jayhawk HH-60J
Guarda Costeira dos Estados Unidos
HH-60L Medevac
Reserva da Marinha dos Estados Unidos
Knight Hawk MH-60S
Marinha dos Estados Unidos
*Strike Hawk MH-60R
Futuro: Marinha dos Estados Unidos
*O MH-60R substituiu o SH-60B e o SH-60F quando entrou em produção em 2005.

Fonte: http://aviacaopontocom.blogspot.com/2011/01/como-funcionam-os-helicopteros-black.html

2 comentários:

Admin disse...

o cara do site do iso360 chamando nosso blog de merd# olha la se quizeer parceria entra no meu blog valeu.
http://startegame.blogspot.com

andersson disse...

#Admin

Não estou entendendo nada!