sexta-feira, 22 de abril de 2011

22 de abril, Dia da Aviação de Caça

P-47s da FAB na Itália, da Esquadrilha Azul, do 1 Grupo de Caça, prestes a decolar para uma missão na Itália

Barra de Cinco Pixels

‘Lançar-se sobre o inimigo com decisão, golpe de vista e vontade de aniquilá-lo’

A Força Aérea Brasileira comemora no dia 22 de abril o aniversário da Aviação de Caça, por ter sido o dia de sua maiores realizações no Teatro da Itália na Segunda Guerra Mundial. No dia 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 11 missões de 44 sortidas, com somente 22 pilotos.
Foram destruídos naquele dia, 97 transportes a motor (avariados 17), um parque de viaturas, imobilizados 35 veículos, 14 edifícios ocupados pelo inimigo (avariados 3), uma ponte rodoviária (avariada), uma ponte de balsas e outra ferroviária, 3 posições de artilharia (avariadas), além de um sistema de trincheiras de grande importância tática.

O início e a preparação para a Guerra

A Segunda Guerra Mundial começou no final de 1939 e o Brasil acompanhava os acontecimentos sem acreditar que viesse a tomar parte dela. Porém, com os ataques a navios mercantes brasileiros por submarinos alemães em nossas costas, o estado de beligerência tornou-se inevitável e, em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra aos países do Eixo.
Até a fundação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, os obsoletos aviões de caça brasileiros, oriundos da Marinha e do Exército, voavam cumprindo programas de adestramento ditados pelas Missões Militares francesas e inglesas, sem a preocupação do seu emprego como arma de guerra.
O nascimento da mentalidade e a estruturação da Aviação de Caça na Força Aérea Brasileira (FAB), só veio a ocorrer com a criação do 1º Grupo de Caça em 1943, pelo Decreto-Lei 6.123, de 18 de dezembro de 1943, tendo sido designado seu primeiro comandante o então major-aviador Nero Moura.
Após um período de duro treinamento em Aguadulce no Panamá, onde voaram o P-40 Warhawk, participando inclusive da campanha de defesa do Canal do Panamá, os pilotos brasileiros, todos voluntários, seguiram para Suffolk, New York, onde foram apresentados ao P-47 Thunderbolt.
O início das operações do 1º GC deu-se em 31 de outubro de 1944, a partir do aeródromo de Tarquínia na Itália. Depois em Pisa (a cidade da torre inclinada), onde o Grupo permaneceu até o fim da guerra, ficando subordinado ao 350th Fighter Group da USAAF.
Incorporado como um Esquadrão ao 350th Fighter Group, o 1º GC recebeu o codinome “Jambock”, com o qual opera até hoje. A palavra “Jambock” significa “chicote de couro de rinoceronte”, instrumento utilizado pelos nativos da África do Sul para tanger o gado.
O Grupo era constituído inicialmente por 4 esquadrilhas, representadas pelas cores Vermelha (letra A pintada no avião), Amarela (B), Azul (C) e Verde (D), que posteriormente, devido ao grande número de baixas na esquadrilha Amarela, passaram a ser apenas três.
vermelha
amarela
azul
verde
Ao longo da Campanha da Itália, os brasileiros decolavam em esquadrilhas ou esquadrões, atacando pontes, depósitos de munição e veículos de transporte. Não havia problemas quanto à superioridade aérea nessa região, pois os aliados eram soberanos.
Desta forma, a preocupação era voltada para a artilharia antiaérea inimiga, que era pesada. Normalmente, as missões eram executadas sob intenso fogo antiaéreo da “Flak” alemã (o termo “Flak” é abreviatura de Fliegerabwehrkanone, em alemão).
P-47 corte seccional
DADOS OPERACIONAIS DO 1º GRUPO DE CAÇA NA ITÁLIA
Total de missões 445
Total de saídas ofensivas 2.546
Total de saídas defensivas 4
Total de horas voadas em operações de guerra 5.465
Total de horas voadas 6.144
Bombas incendiárias 166
Bombas de fragmentação (260 lb) 16
Bombas de fragmentação (90lb) 72
Bombas de demolição (1.000lb) 8
Bombas de demolição (500lb) 4.180
Total de tonelagem de bombas lançadas 1.010
Munição calibre .50 (12,7 mm) 1.180.200
Foguetes ar-superfície 850
Total de gasolina, em litros 4.058.651
Barra de Cinco Pixels

Batismo de sangue

Em 31 de outubro de 1944, o 1º GC começou a voar em missões de guerra como parte de esquadrilhas americanas, a fim de se acostumar com o ambiente.
Em 6 de novembro de 1944, o Grupo perdeu seu primeiro piloto pela ação do inimigo. O 2º Ten Av John Richardson Cordeiro e Silva foi derrubado pelo fogo antiaéreo em Bolonha, seu avião caindo em linhas aliadas. Em 11 de novembro, o 1º GAvCa começou a voar com esquadrilhas compostas exclusivamente de pilotos da FAB, com alvos próprios.
sentapua2
Em 4 de dezembro de 1944, o 1º GC mudou-se com o 350th Fighter Group da USAAF para Pisa, 200km ao norte, mais perto da linha de ação. Em 10 de fevereiro de 1945, uma esquadrilha do 1º GC voltando de uma missão, descobriu uma grande concentração de caminhões, destruindo então 80 deles e 3 edifícios.
Em 20 de fevereiro de 1945, o 1º Grupo de Caça deu apoio à FEB do Exército Brasileiro, para a conquista de Monte Castelo. Em 21 de março de 1945, uma esquadrilha brasileira atacou uma oficina de conserto de ferrovia, no Vale do Pó. Um impacto direto destruiu quatro edifícios e no voo de regresso destruíram 3 Savoia Marchetti 79, bombardeiros-torpedeiros, no Campo de Galarate.
Durante os meses de inverno, 3 pilotos do Grupo faleceram, em Tarquínia. O primeiro, como foi dito, 2º Ten Av John Richardson Cordeiro e Silva, derrubado pelo fogo antiaéreo em Bolonha; o segundo piloto perdido foi o 1º Ten Av Oldegard Olsen Sapucaia, que em 7 de novembro de 1944, durante um treinamento, fazia curvas derrapantes, em voo rasante. Os comandos do avião congelaram e ele se chocou com o solo.
A barbatana dorsal do P-47, que curaria essa falha do avião, não chegou a tempo para ele. Quando o P-47 deixou de ser “razor-back”, recebendo o canopy bolha, perdeu o efeito de quilha que a fuselagem gerava atrás do cockpit. Com a barbatana dorsal, o problema foi resolvido.
Tenentes Rui Moreira Lima, Alberto Martins Torres e Renato Goulart  Pereira
Em 16 de novembro de 1944, o 1º Ten Av Waldir Pequeno de Mello e o 2º Ten Av Rolland Rittmeister estavam a bordo de um C-47 da USAAF no qual pegaram uma carona. No avião estavam vários cinegrafistas e fotógrafos, a fim de documentarem o voo de uma esquadrilha de P-47 do 1º Grupo de Caça.
Por razões desconhecidas, o C-47, numa guinada, bateu no P-47 do Ten Av Luiz Perdigão. O piloto do P-47 escapou com vida, mas o C-47 caiu, matando todos a bordo. Essa é uma razão de existirem tão poucas fotos dos P-47 da FAB em voo, na Itália.
Em 21 de dezembro de 1944, o 1º Ten Av Ismael da Motta Paes foi atingido ao norte de Ostinglia, usou o paraquedas e foi feito prisioneiro pelos alemães até o fim da guerra.
Em 2 de janeiro de 1945, o 1º Ten Av João Maurício Campos de Medeiros, foi atingido pela “Flak”, saltando de paraquedas, mas caiu em fios de alta tensão e morreu, ao norte de Alexandria.
Em 22 de janeiro de 1945, o 1º Ten Av Aurélio Vieira Sampaio estava atacando uma locomotiva, foi atingido e morreu quando seu P-47 se chocou com o chão. Não teve tempo de usar o paraquedas, pois estava baixo demais.
Em 29 de janeiro de 1945, o 1º Ten Av Josino Maia de Assis saltou de paraquedas, quando seu P-47 começou a pegar fogo. Foi feito prisioneiro por soldados alemães.
Em 4 de fevereiro, um comandante de esquadrilha, o Cap Av Joel Miranda e o 2º Ten Av Danilo Marques Moura, irmão do Comandante Nero Moura, foram ambos atingidos pela “Flak” ao mesmo tempo, ao atacarem locomotivas a sudoeste de Treviso.
danilo
Os dois saltaram de paraquedas, sendo o primeiro salvo por “partisans”, que o mantiveram protegido dos alemães até o fim da guerra. O Danilo, depois de caminhar por um mês cerca de 300km, conseguiu voltar ao Grupo.
Enquanto isso, alguns dos pilotos tinham retornado ao Brasil, por causa de esgotamento físico e doenças, entre eles dois comandantes de esquadrilhas e o Oficial de Operações.
Em 10 de fevereiro, o 1º Ten Av Roberto Brandini foi atingido na cabeça por estilhaços de antiaérea e saltou de paraquedas ao nordeste de Ostiglia. Em Verona, foi operado pelos alemães e ficou prisioneiro até o fim da guerra.
Em 17 de fevereiro de 1945, outro piloto de P-47, Asp Av Raymundo Canário, foi atingido e saltou de paraquedas, pousando perto de soldados brasileiros. Estava entre camaradas.
Em 7 de março, o Cap Av Theobaldo Antônio Kopp, comandante de esquadrilha, ao atacar depósitos de munição ao nordeste de Parma, foi atingido e usou paraquedas, tendo sido escondido dos alemães por “partisans”, até o final da guerra.
Em 26 de março, o 1º Ten Av Othon Correa Netto foi apanhado pela “Flak”, saltou de paraquedas e acabou aprisionado pelos alemães.
P-47 D4 Rui
Em março de 1945, as 4 esquadrilhas do 1º Grupo de Caça estavam reduzidas a 3.
Em 11 de abril, perto de Bolonha, o Ten Av Armando Coelho foi atingido, mas conseguiu saltar de paraquedas e cair em território ocupado pelos aliados. Foi o piloto mais atingido, de todo o Grupo.
Em 13 de abril, o Asp Av Frederico Gustavo dos Santos morreu quando seu avião foi destruído pela própria explosão que causou ao atingir um depósito de munição alemão com metralhadoras, perto de Udine. Nesse tempo, eram realizadas duas missões por dia.
Em 20 de abril, a retirada alemã ocorria na base do “salve-se quem puder”, com alvos por toda a parte.
Em 22 de abril, o Ten Av Marcos Eduardo Coelho de Magalhães foi atingido perto de Sassuolo e saltou de paraquedas. Um oficial italiano tentou matá-lo, mas um cabo alemão enfermeiro o salvou. Ele foi levado ao hospital para tratamento dos tornozelos, quebrados quando o piloto caiu sobre uma casa. Lá, foi tratado muito bem e mais tarde, o diretor do hospital alemão, um oficial, rendeu-se a ele bem como todo o quadro de homens, pois o diretor vira que a guerra estava perdida para os alemães.
No dia 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Caça tinha apenas 22 pilotos e 23 aviões e conseguiu cumprir 11 missões em 44 sortidas de combate.
No dia 26 de abril, nove dias antes do fim da guerra, o Tenente Dornelles, que tinha completado 89 missões de guerra, foi abatido fatalmente pela “Flak”, na cidade de Alessandria, Itália. Após a guerra seus restos mortais foram transladados para o Brasil, e hoje repousam no monumento dos Pracinhas, no Rio de Janeiro, RJ. Tenente Dornelles foi um dos mais bravos pilotos do 1º Grupo de Caça, assim também como um dos mais queridos.
Lt Othon Correa Netto executed 58 combat missions
RESULTADOS OPERACIONAIS OBTIDOS PELO 1º GRUPO DE CAÇA NA ITÁLIA

Destruídos Danificados
Aviões 2 9
Locomotivas 13 92
Transportes motorizados 1.304 686
Vagões e carros-tanques 250 835
Carros blindados 8 13
Pontes de estrada de ferro e de rodagem 25 51
Cortes em estrada de ferro e de rodagem 412
Plataformas de triagem 3
Edifícios ocupados 144 94
Acampamentos 1 4
Postos de comando 2 2
Posições de artilharia 85 15
Alojamentos 3 8
Fábricas 6 5
Diversas instalações 125 54
Usinas elétricas 5 4
Depósitos de combustíveis e munições 31 15
Depósito de material 11 1
Destilaria de petróleo 3 2
Estações de radar
2
Embarcações 19 1
Navio
1
Viaturas hipomóveis 79 19
Barra de Cinco Pixels
Entre os oficiais pilotos que exerceram atividades aéreas no Grupo, no total de 48, houve 22 baixas, sendo:
  • 5 mortos em combate – abatidos pela artilharia antiaérea inimiga
  • 8 abatidos pela artilharia antiaérea inimiga e feitos prisioneiros
  • 6 Afastados do serviço por prescrição médica em virtude de esgotamento físico
  • 3 mortos em acidentes de aviação
Oficiais mortos em combate:
  • 2º Ten. John Richardson Cordeiro e Silva - morto em ação nos arredores de Bolonha, an 6.11.1944.
  • 2º Ten. João Mauricio Campos de Medeiros – morto em ação, próximo de Alessandria, no dia 2.1.1945.
  • 1º Ten. Aurélio Vieira Sampaio – abatido próximo de Milão, no dia 22.1.1945.
  • Asp. da Reserva Frederico Gustavo dos Santos – abatido pela explosão de um depósito por ele destruído, no dia 22.04.1945.
  • 1º Ten. Luiz Lopes Dornelles – morto em ação, em Scandiano, no dia 26.04.1945.
Além dessas baixas, perdeu o Grupo mais 4 oficiais, vítimas de acidentes de aviação, em zonas de operações de guerra, a saber:
  • 2º Ten. Dante Isidoro Gastaldoni, no dia 18.05.1944, em Agua Dulce, Canal do Panamá.
  • 2º Ten. Oldegard Olsen Sapucaia, no dia 7.11.1944, em Tarquinia, Itália.
  • 1º Ten. Waldyr Pequeno de Mello e Rolland Rittmeister, no dia 16.11.1944, em Tarquinia, Itália.
FONTE: http://www.aereo.jor.br/2011/04/22/22-de-abril-dia-da-aviacao-de-caca-2/

Active Camera V2 (FS2004)

Active Camera para o FS2004, um ótimo utilitário que lhe permite andar por dentro da aeronave, se não souber usar o active camera no fs2004, deixe um comentário que eu lhe explico.

DOWNLOAD: AQUI / HERE

RealAir Turbine Duke (FSX)

 
 
 
 
Características da Aeronave:


Modelo Exterior Exterior: • Alta resolução de texturas. • Suave e precisa forma de modelo 3D. • mapeamento de rugosidade que capta o olhar de pele de metal esticado nas asas e ao longo da fuselagem.


Cockpit Virtual Características: • calibres 3D que são réplicas exatas do Beechcraft e calibres Bendix / King encontradas no mundo real Turbine Dukes. • Exatamente prestados reflexões sobre o vidro do indicador. • simulação exata da cabine pressurizada Duque turbina. Todos os controles de pressurização trabalho como deveriam, mais a cabine de despressurização, rapidamente, se a porta da cabine se abriu. • Reflexões sobre o vidro do cockpit. • painéis IFR bem equipado.
 

Modelo de Recursos Avião: • "sentir" a manipulação suave harmonioso que é exclusivo para RealAir modelagem de vôo. • Preciso monomotor desempenho assimétrico e manuseio. • Realistic lado deslizando. • Realistic manuseio de motores de turbina. • O comportamento correto instrumento motor. • Tratamento de stall realistas. 


  Mecanismo de simulação de falha: • Os motores irão falhar se mal tratada pelo piloto. Isso inclui a voar a muito alto uma potência por muito tempo, e ligar o motor muito quente por muito tempo. • Os motores também podem falhar de forma aleatória, sem provocação do piloto.



DOWNLOAD: (Em duas Partes)
Download Part-1: Aqui / Here
Download Part-2: Aqui / Here

Fraseologia Aeronáutica IVAO

Manual de Fraseologia Aeronáutica da IVAO


O que contém o manual?
- Alfabeto Fonético 05
- Números Inteiros 06
- Números Decimais 06
- Horas 06
- Nível de Vôo 07
- Velocidade 07
- Marcação, Rumo e Proa 07
- Ajuste de Altímetro, Pista em Uso 07
- Direção e Velocidade do Vento 07
- Indicativo de Chamada das Aeronaves 08
- Indicativo de Chamadas dos Órgãos ATS 08
- Designadores de Rotas ATS 08
- Utilizando a Fraseologia 09
- Com o Solo ou Clearance Delivery 09
- Com a Torre de Controle 10
- Com o Controle de Saída 11
- Com o Centro 11
- Com o Controle de Aproximação 12
- Com a Torre 13

DOWNLOAD: AQUI / HERE

Todos direitos reservados a IVAO e aos criadores do manual: Juliano Tavares,Renato Guardiola, Laureano Dominguez Brunner.

domingo, 17 de abril de 2011

CLS MD81/82 (FSX)

 
 
 
 
 
CLS MD-81/82 para FSX

Caracteristicas da Aeronave:
    * Altamente detalhado modelo exterior
    
* Alta qualidade cockpit virtual 3D interativa (VC)     * Opção para mostrar as asas da visão interior (wingview)
    
* Cabine Virtual     * Detalhadas cabina de pilotagem quando visto do exterior.     * Som de alta fidelidade set-gravado a partir de aviões reais durante várias sessões.
    
* Full cockpit photorealistic flyable virtual.
    
* Inspecção luzes
    
efeitos de borracha * Burning
    
* Incêndio / faísca da retaguarda underbelly quando você mais-gira
    
* Efeitos do Impacto do Pneu


(Download em Link Único)
DOWNLOAD: Aqui / Here

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Warbirdsim P-51D Cadillac of the Skies (FSX)












Desenvolvedor: Warbirdsim
Pacotes dos Novos modelos:
"Daddy's Girl 'P-51D-20NA
P-51D-30NT 'pequeno rebelde'
P-51D-20NA 'Jacques Jumpin'
FF USAF P-51D-25NA-704
P-51D-25NT 'Cuzzin Buzzin'
P-51D (Mk.II Cavalier) "It's About Time '
P-51D (CA-18 Mk.23) Museu RAAF A68-170
P-51D-25NA 'Moose / Candyman "(avião de bónus)


Download da Aeronave: Aqui / Here

sábado, 9 de abril de 2011

Carenado Cessna 152 II (FSX)

 
 
 
Características da Aeronave: (Retirado do site do fabricante a carenado)
Características FSX: externo sombras dinâmicas, sombras dinâmicas internas no CV, o mapeamento normal, especular e mapeamento luzes flor
Polígono modelo otimizado
Interactive cockpit virtual
Full partes móveis: Ailerons, elevadores, lemes, abas, rolamento rodas
Animado seções, tais como: portas, janelas piloto, cinzeiro, assento copiloto, porta-luvas, pára-sol, controle de ar fresco e vibrante antena
3D modelado piloto e cockpit área
Muitos detalhes como: pressão pitot câmara, antenas, calços, tubos de pitot capa
Personalizar painel e calibres
Efeitos de luz realistas em medidores
Efeitos Nightlight no painel
Comportamento semelhante em relação ao avião real
Peso real e do equilíbrio

  
(Download em Link Direto)
DOWNLOAD: AQUI / HERE

Carenado Cessna 152 II (FS2004)

 

 
Características da Aeronave: (Retirado do Site do fabricante a carenado)
Polígono modelo otimizado
Interactive cockpit virtual
Full partes móveis: Ailerons, elevadores, lemes, abas, rolamento rodas
Animado seções, tais como: portas, janelas piloto, cinzeiro, assento copiloto, porta-luvas, pára-sol
3D modelado piloto e cockpit área
Muitos detalhes como: pressão pitot câmara, antenas, calços, tubos de pitot capa
Personalizar painel e calibres
Efeitos de luz realistas em medidores
Comportamento semelhante em relação ao avião real
Peso real e do equilíbrio


(Download link direto, funcionando)
DOWNLOAD: AQUI / HERE

sexta-feira, 8 de abril de 2011

1º Sorteio - Conta Premium - FSdemais & Conexão Premium


Estamos realizando o 1º Sorteio de contas premium do FSdemais, o servidor será FileServer pelo nosso patrocinador Conexão Premium para participar do sorteio é super fácil baixar deixar um comentário com:
  • Nome:
  • Idade:
  • E-mail:
O Sorteio será realizado pelo site Radom.Org e o resultado do sorteio será no Dia 10/05/11
O sorteio será feito pela ordem dos números ex: tem 80 comentários participando do sorteio então iremos colocar no site Random.org e faremos o seguinte
Adicionamos o 1 e no máximo 80 que é o máximo de comentários, isso é apenas um exemplo e depois:

E como você pode ver o resultado é de número 55, ex: o comentário de número 55 foi o ganhador entraremos em contato urgente e enviaremos a conta premium oficial do FileServer com login e senha, para começar a fazer downloads premium, lembrando que a conta premium tem a duração de 1 mês, caso o usuário do comentário número 55 não responder os emails que enviarei para ele em 3 dias, irá passar para seu número antecessor, então espero que todos participem do sorteio!

Boa Sorte a Todos!

Visite nosso patrocinador: